portugues espanhol ingles

Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF) 75 Anos

27/09/2023

 

Homenagem da Academia Rio-Grandense de Medicina Veterinária.

 

Instituição ícone em sanidade animal no Brasil e com reconhecimento internacional. Atuando no diagnóstico, pesquisa e formação de recursos humanos. Não podemos esquecer que a história das instituições é escrita por pessoas.

 

A comemoração hoje dos setenta e cinco anos devemos ao trabalho dos competentes abnegados profissionais que ao longo dos anos, com grande sacrifício construíram a reputação e a história da instituição.

 

Podemos citar as figuras Dr. Manoel Correa Soares, zootecnista, então diretor da Diretoria de Produção Animal da Secretaria da Agricultura, que num trabalho de técnica e visão administrativa e valendo-se de uma equipe de jovens profissionais, tornaram possível a implantação da instituição hoje existente.

 

O Dr. Manoel Luís Soares Pitrez, médico, foi figura destacada no laboratório de Biologia Animal que deu origem ao Instituto de Pesquisas Veterinárias em 1946, com cinco laboratórios: Biologia Aplicada, Microbiologia, Anatomia Patológica, Parasitologia e Febre Aftosa.

 

O Dr. Sylvio Torres foi o grande responsável por conduzir a implantação do laboratório na Fazenda Flor do Conde, então município de Guaíba. Ele coordenou a parte técnica, a gestão da obra e a formação da equipe, sendo o primeiro diretor de 1947 até 1951, quando foi chamado pelo Ministério da Agricultura.

 

O IPV nunca foi inaugurado e iniciou suas atividades em Guaíba em 1948, a primeira solenidade comemorativa foi quando completou vinte e cinco anos.

 

Em 1949 passou a denominar-se Instituto de Pesquisas Veterinárias DesidérioFinamor em homenagem ao emérito professor Desidério Torquato Finamor, falecido naquele ano.

 

Longa vida ao IPVDF e o eterno reconhecimento a todos que escreveram e continuam escrevendoa história. Homenagem especial aos colegas e familiares que perderam a vida no acidente do ônibus na ponte do Guaíba em dezembro de 1967.