portugues espanhol ingles

Nota de Pesar

03/08/2023

A Academia Rio-Grandense de Medicina Veterinária cumpre o doloroso dever de informar o falecimento da Acadêmica NORMA CENTENO RODRIGUES, ontem ocorrido.

 

Graduada em Medicina Veterinária em 1979 pela UFRGS, Dra. Norma iniciou suas atividades profissionais no Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor – IPVDF onde trabalhou por 30 anos no Setor de Histopatologia, com ênfase em doenças de ruminantes. Teve importante atuação na área de ensino, implantando e coordenando o Curso de Medicina Veterinária da Universidade Luterana do Brasil – ULBRA. Foi Diretora do Hospital Veterinário da mencionada instituição entre 2002 e 2009. As áreas de Bem Estar Animal e Medicina Veterinária Legal receberam importantes avanços no Brasil graças à atuação de Dra. Norma, tanto através da docência como na liderança de organizações voltadas a esses relevantes temas.

 

A presença de Dra. Norma em entidades associativas foi igualmente destacada, tendo atuado na gestão de entidades como o CRMV/RS, Sindicato dos Médicos Veterinários do RS, Associação Brasileira de Medicina Veterinária Legal, entre outras. Tivemos a alegria e a honra de conviver com Dra. Norma na ARIMEVE, onde ocupou a Cadeira Nr.30 cujo Patrono é o igualmente notável Prof. Huldo Cabral Cony.

 

Dra. Norma Centeno Rodrigues detém extenso e importante currículo profissional. Sua presença entre nós, no entanto, será sempre lembrada por sua marcante figura humana. Norma era incansável, intensa, motivadora, inspiradora. Ativista de grandes causas, Norma atendia com amor sua família, seus amigos, seus alunos. Era elegante, produzia textos apaixonados sobre o dia-a-dia e sobre suas lembranças de infância e juventude no extremo sul do Rio Grande. Nós, Acadêmicos, confreiras e confrades de Norma, hoje despedimo-nos dela com imensa tristeza. Externamos aqui nossas condolências sinceras ao Colega Luiz Alberto de Oliveira Ribeiro, e através dele ao filho, ao neto Pedro e demais familiares e amigos de Norma.

 

Siga em paz, querida Norma. Deixas entre nós a saudade, a inspiração e a certeza do valor das boas lutas.