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As múltiplas funções dos Médicos Veterinários

23/02/2022

Sérgio J. de Oliveira  *

 

RESUMO

São apresentadas as principais áreas de atuação dos Médicos Veterinários no Brasil, analisando-se a situação atual do ensino nas universidades. O principal objetivo é fornecer dados para que os alunos façam suas escolhas de especializações ainda durante o curso da graduação.

 

Palavras-chave: áreas de atuação, médicos veterinários, especialização

Multiple Functions of Veterinary Surgeons

 

ABSTRACT

In this article are presented the multiple functions of Veterinary Surgeons in Brazil and the actual situation of education at the Universities. The main objective is to provide data to the students enabling them to choose specialization early in graduation course.

Keiwords: working areas, veterinary surgeons, specialization

 

INTRODUÇÃO

A primeira Escola de Veterinária do mundo iniciou a funcionar com 8 alunos, em fevereiro de 1762, em Lion, na França. Em 1766, também na França, foi criada a segunda escola de veterinária do mundo, a Escola de Alfort, em Paris. A partir daí outras escolas foram fundadas em diversos países da Europa, como na Áustria, em Viena (1768); na Itália, em Turim (1769); na Dinamarca, em Copenhagen (1773); na Suécia, em Skara (1775); na Alemanha, em Hannover (1778); na Hungria, em Budapeste (1781); na Inglaterra, em Londres, o Royal Veterinary College (1791); e na Espanha, em Madri (1792). No final do século XVIII, já existiam dezenove escolas, das quais dezessete ainda estão em funcionamento.

No Brasil, a primeira instituição de ensino de medicina veterinária foi a Escola de Veterinária do Exército, no Rio de Janeiro, inaugurada em 17 de junho de 1914. Os primeiros professores foram Médicos Veterinários Militares franceses, selecionados do Instituto Pasteur de Paris. A segunda escola foi a Escola Superior de Agricultura e Veterinária do Rio de Janeiro, hoje Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). A primeira turma de Veterinários brasileiros formou-se em 1917, na Escola Veterinária do Exército, com, ao todo, seis alunos. Na segunda escola, no mesmo ano, formaram-se quatro alunos. Portanto, na Europa o ensino de medicina veterinária já estava funcionando há152 anos quando foi fundada a primeira escola no Brasil (esta surgiu então um século e meio após). ​Passados 107anos desde a fundação da primeira escola de veterinária brasileira (1914 a 2021), constata-se o impressionante número de 461 cursos de medicina veterinária em nosso país atualmente, enquanto na Europa funcionam 92 cursos e nos Estados Unidos apenas 32. Portanto, no Brasil há mais Faculdades de Medicina Veterinária do que a soma de todas do resto do mundo.Assim sendo, aumentaram as dificuldades para o graduado exercer a profissão em nosso país, principalmente a partir da última década. Visando contribuir para que estudantes de Medicina Veterinária possam fazer sua escolha de especialização, encontrando uma área de trabalhoespecífica capaz de bem sustentá-los na profissão, foram relacionadas neste artigo as proncipais áreas de atuação dos Médicos Veterinários.

 

REFLETINDO SOBRE ALGUMAS POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO​

 

Analisando a lista de atuações dos Médicos Veterinários (Quadro 1), observa-se que as primeiras escolha dos estudantes ou de egressos dos cursos de graduação baseiam-se na tomada de decisão sobre: (1) trabalhar com animais domésticos ou silvestres ? (2) caso escolham os domésticos, entre animais de companhia(cães, gatos) ou de produção (bovinos, ovinos, suínos, aves)? ou ainda eqüinos? Conforme surgem as disciplinas no curso, também ocorrem novas dúvidas: trabalhar com clínica e cirurgia ou em laboratório ? Serviço público ou privado ? Autônomo ?Enfim várias outras possibilidades além destas são listadas, mas talvez ainda falte mencionar novas áreas.Algumas considerações podem ser úteis na busca de um mercado de trabalho. Atualmente estão sendo promissorasas áreas de nutriição, melhoramento genético, produção de animais, bem- estar, área comercial, entre outras. O tripé manejo sanitário, nutrição e genética é a base para a produção de carne e leite.

 

 A conduta do estudante, desde o início do curso, deve ser a busca de conhecimento, interesse também por áreas afins, como legislação ambiental, boas práticas de produção (BPP), boas práticas de fabricação (BPF), análise de riscos e pontos críticos de controle (ARPCC), na segurança alimentar, bem como administração, gerência, comercialização.  

 

O bem estar animal influencia na produção de carne e leite. Esta é uma área que tem merecido muita ênfase, aprimorando-se o manejo em busca de incremento na produção com os devidos cuidados no bem estar.​

 

As doenças transmitidas por alimentos (DTÄs) constituem-se em graves problemas à saúde pública. A metodologia de ARPCC foi desenvolvida em 1960 pela NASA para controle da qualidade dos alimentos aos tripulantes.

 

Através de estágios, cursos extracurriculares e a Residência em Medicina Veterinária é possível adquiirir conhecimento e prática na maior parte das áreas de especialização. Diplomas de especialista podem ser obtidos, por exemplo na clínica geral de pequenos animais, dermatologia, acupuntura, patologia, anestesiologia, fisioterapia, odontologia, cardiologia, entre outros.No trabalho com animais de companhia, as possibilidades de especialização se assemelham ao que ocorre na medicina humana. 


Na aquicultura, por exemplo a produção de camarõese peixes, deve haver Médico Veterinário como  responsável técnico (RT), por  lei. O Médico Veterinário deve atuar em todas as etapas de produção, incluindo a área de pesquisa. O aumento de produtividade em aqüicultura revelou o aparecimento de doenças durante as fases de produção. RT também é exigida na apicultura.

 

​Desde a criação do Centro Panamericano de Zoonoses, na Argentina em 1956, foi reconhecido o papel importante desempenhado por animais na transmissão de doenças aos seres humanos, as zoonoses. Hoje fala-se em “saúde única”a interface animal-homem-ambiente, a área de Saúde Pública Veterinária. Esta foi definida em 1999, por uma reunião entre representantes da FAO e da OMS, como “a soma de todas as contribuições para o bem estar físico, mental e social do ser humano através da compreensão e aplicação da ciência veterinária”. Assim cresceu a importância do Médico Veterinário no cenário da saúde e das zoonoses, como leptospirose, febre amarela, dengue, leishmaniose e outras. Na área de vigilância epidemiológica são realizadas coleta de dados, análise e interpretação, recomendação de medidas de controle, divulgação de informações. Os profissionais veterinários atuam nas Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde na área de vigilância em saúde (ambiental, epidemiológica e sanitária), estando capacitados a serem administradores, atuarem no planejamento e coordenação de programas de saúde pública.

 

Na área da indústria de produtos para a saúde animal,Médicos Veterinários podem atuar na cadeia produtiva, pesquisa e comercialização, marketing de alimentos e medicamentos, assistência técnica.

 

​A Medicina Veterinária Legal é uma área de atuação que vem se expandindo, desde 2017 quando o CFMV habilitou a Associação Brasileira de Mediccina Veterinária Legal a conceder título de Especialista em Medicina Veterinária Legal. As perícias médico-veterinárias têm como objetivo o diagnóstico de lesões, maus tratos, definição de causa mortis, auxiliando na investigação de casos jurídicos. 

 

Finalizando, vê-se que são realmente múltiplas as áreas de atuação de Médicos Veterinários, mas o número de graduados tem aumentado muito, principalmente na última década. A orientação, sem dúvida, é para a especialização.

 

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*  Sérgio J. de Oliveira é Médico Veterinário, doutor, professor do Curso de Medicina Veterinária da ULBRA, RS entre 1998 a 2013, pesquisador aposentado do IPVDF. É membro da Academia Rio-Grandense de Medicina Veterinária