portugues espanhol ingles

Artigo - Campylobacter jejuni

30/05/2021

Enviado por Dr. Carlos Tadeu Pippi SALLE.

 

Campylobacter jejuni é uma das causas mais comuns de doenças transmitidas por alimentos em todo o mundo. Têm poucos relatos sobre cepas de Campylobacter isoladas de países latino-americanos. Aqui, 140 cepas de C. jejuni isoladas de swabs cloacais e de caixas de transporte, água de tanques de resfriamento e carcaças de frangos de cinco empresas avícolas no sul do Brasil foram identificados usando métodos fenotípicos e genotípicos.


A reação em cadeia da polimerase (PCR) foi usada para analisar oito marcadores de virulência de C. jejuni: flaA, cadF e genes associados à invasão (iam), operon cdtABC (associado à toxina de distensão citoletal), e os genes plasmidiais virB11 e wlaN estavam presentes em 78,5%, 77,8%, 0%, 74,2%, 22,1% e 10,7% das amostras, respectivamente. Havia 25 perfis de virulência diferentes: 1 (cdtA, cdtB, cdtC, flaA e cadF), 2 (cdtA, cdtB, cdtC, flaA, cadF e virB11) e 3 (cdtA, cdtB, cdtC, flaA, cadF e wlaN) foram os mais comuns (> 60% das cepas). 

 

Segundo Dr. Carlos Tadeu Pippi Salle , do grupo de pesquisadores , este artigo também forneceu informações sobre os fatores relacionados a ocorrência deste patógeno e sua epidemiologia.

 

=> Clique aqui para acessar o artigo na íntegra.