portugues espanhol ingles

ARIMEVE: 19 anos contribuindo com a Medicina Veterinária

29/05/2021

 Elbio Nallen Jorgens

 Médico Veterinário, Membro Titular da Cadeira Nº 27 da ARIMEVE

 

A ACADEMIA RIO-GRANDENSE DE MEDICINA VETERINÁRIA, é uma sociedade civil, cultural, social e científica, sem finalidade lucrativa, fundada em 28 de maio de 2002, com sede e foro na cidade de Porto Alegre, completando neste mês 19 anos.

 

Estatutariamente é constituída por um número máximo de 40 Membros Titulares, titulação essa de natureza vitalícia, indelegável e irrenunciável.

 

Sua criação teve no Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul, gestão 1999-2002, presidido pelo Médico Veterinário Eduardo de Bastos Santos, sua fonte idealizadora e materializadora, para orgulho da classe Médico Veterinária do Rio Grande do Sul, assentada nos compromissos de reverenciar o seu passado, vivenciar o seu presente e comprometer-se com o seu futuro, ou seja, ser partícipe de sua história e cultora de sua memória, através das seguintes finalidades:

 

1. Cultivar o estudo da Deontologia, da História e da Ciência Médico Veterinária;

2. Promover o intercâmbio técnico-científico, cultural e social com as entidades congêneres e instituições públicas e privadas com atividades ligadas à Medicina Veterinária;

3. Contribuir para o desenvolvimento, o congraçamento e o progresso geral da Medicina Veterinária;

4. Promover a profissão Médico Veterinária perante a sociedade;

5. Contribuir para o aprimoramento do ensino Médico Veterinário.

 

Para candidatar-se a Membro Titular da Academia o Médico Veterinário deve ser brasileiro, diplomação não inferior a quinze (15) anos, estar inscrito no CRMVRS, residir no Estado do Rio Grande do Sul, ser possuidor de incontestável conceito moral e ético-profissional. Possuir atividade científica, técnico-profissional ou docente comprovada por títulos e trabalhos publicados, com significação efetiva para o benefício e desenvolvimento da Medicina Veterinária. E seguir as normas estabelecidas no Regimento interno da Academia.

 

Cada Membro Titular ocupará uma CADEIRA ACADÊMICA, identificada por numeração cardinal, em ordem crescente de 01 a 40, permanecendo com sua numeração original para sempre mantida por ocasião de suas sucessivas ocupações.

 

Cada Cadeira Acadêmica terá seu patrono, escolhido dentre os Médicos Veterinários falecidos que tenham desempenhado sua atividade profissional com relevante contribuição científica, tecnológica, cultural e social na área da Medicina Veterinária.

 

A ACADEMIA RIO-GRANDENSE DE MEDICINA VETERINÁRIA, pela sua importância, significa a transmissão de uma geração a outra, para que todos os profissionais da Medicina Veterinária possam se apropriar da vivência e experiência daqueles que souberam honrar a nossa profissão. Com certeza, orgulho da Medicina Veterinária Gaúcha e Brasileira.